Introdução
Além de poder receber seu pedido em casa, o usuário pode escolher fazer o pedido pelo iFood e retirá-lo no restaurante. A retirada pode ser feita no balcão, drive-thru ou até mesmo em uma vaga especial.Conheça todos os detalhes sobre esse recurso no Portal do Parceiro.Como habilitar o Pra Retirar?
Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e em seguida clique no menu "Serviços". Lá você encontrará todas as instruções necessárias.Integração
Pedidos "Pra Retirar" exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.Como identificar um pedido "Pra retirar"
Para esses pedidos, o campo orderType do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "TAKEOUT".Não trate um pedido "Pra Retirar" como um pedido "Delivery"
É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "DELIVERY", seu aplicativo não deve despachar um pedido "Pra Retirar".
O que muda nos detalhes do pedido?
Além do campo orderType mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "takeout" contendo as seguintes informações:mode
Específica onde o cliente fará a retirada do pedido.- DEFAULT - Quando o cliente retira o pedido no balcão.
- PICKUP_AREA - cliente aguardará o recebimento do pedido em uma vaga especial no estabelecimento (estacionamento / drive-thru)
takeoutDateTime
Horário previsto para a retirada do pedido.Ex:"takeout": {
"mode": "DEFAULT / PICKUP_AREA:",
"takeoutDateTime": "2020-01-01T00:00:00.000Z"
}
O que muda no ciclo de vida do pedido?
Pedido Pronto pra Retirar
É essencial que você disponibilize um botão para que o usuário do seu aplicativo possa informar que o "Pedido está pronto pra retirar".Diferentemente de um pedido delivery que seu aplicativo deve enviar a request de /dispatch, nos pedidos "Pra retirar" você deve enviar a request /readyToPickup para notificar o cliente que o pedido está pronto para ser retirado.Quando essa request é enviada, o cliente recebe uma notificação no aplicativo informando que o pedido está pronto.Vaga especial para retirar o pedido
Quando o cliente escolhe retirar o pedido em uma vaga especial, ao receber a notificação de que o pedido está pronto ele deve ir até a loja. Assim que ele estacionar na vaga especial, ele poderá informar o número da vaga.Configuração de Vaga Especial
O uso de vaga especial para entrega do pedido é opcional e os nomes ou números das vagas devem ser informados nas configurações da loja.
Assim que o usuário informa a vaga, você receberá no próximo polling o evento PICKUP_AREA_ASSIGNED e no campo PICKUP_AREA_CODE você terá o número da vaga.Esse deve ser o número informado na tela do seu aplicativo para que o atendente possa localizar o cliente e levar o pedido até ele.Exemplo:{
"id": "d585214c-b95a-4c4d-9d05-16f7d8f99999",
"code": "PAA",
"fullCode": "PICKUP_AREA_ASSIGNED",
"orderId": "169e6c99-93e9-43b2-981a-498817088888",
"createdAt": "2020-01-01T00:00:00.000Z",
"metaData": {
"PICKUP_AREA_CODE": "1",
"PICKUP_AREA_TYPE": "NUMBER"
}
}
Dúvidas Comuns
Como testar pedidos "Pra Retirar"?
Para testar pedidos na mesa, você precisa habilitar o "Pra Retirar" para a sua loja de teste.Outras dúvidas
No FAQ do Portal do Parceiro você encontra as principais dúvidas relacionadas ao Pra Retirar.Outros conteúdos que podem ser do seu interesse: