O agendamento de pedidos permite que o cliente escolha o melhor horário para receber o seu pedido. Além de oferecer essa facilidade para o cliente, a loja pode também otimizar a sua operação gerenciando melhor a demanda em horários de picos por exemplo e também planejando melhor sua linha de produção.
Conheça todos os detalhes sobre esse recurso na página oficial: https://agendamento.ifood.com.br/
Como habilitar o agendamento de pedidos? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e abra um chamado solicitando a configuração do agendamento. Você pode definir as janelas de horário que deseja disponibilizar.
Pedidos agendados exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.
Para esses pedidos, o campo orderTiming do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "SCHEDULED".
Não trate um pedido "SCHEDULED" como um pedido "IMMEDIATE" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "IMMEDIATE", você só deve enviar/entregar o pedido no horário escolhido pelo cliente.
Tipos de pedidos que permitem agendamento Todos os tipos de pedidos (DELIVERY, TAKEOUT e INDOOR) permitem agendamento.
Além do campo orderTiming mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "scheduled" contendo as informações específicas sobre o horário agendado pelo cliente:
Além das informações do horário, nos detalhes do pedido você encontrará campos específicos de acordo com a entrega/retirada do pedido:
orderType | campo | descrição |
---|---|---|
DELIVERY | delivery | informações sobre hora e local de entrega incluindo endereço do cliente |
TAKEOUT | takeout | informações sobre a retirada do pedido |
Ex:
"schedule": {
"deliveryDateTimeStart": "2020-01-01T00:20:00.000Z",
"deliveryDateTimeEnd": "2020-01-01T01:20:00.000Z"
}
É essencial que você verifique o horário agendado e prepare o pedido somente próximo desse horário.
Envio do pedido antes do horário agendado Se o pedido for enviado imediatamente ou em qualquer horário antes do agendado ele será recusado pelo cliente, o que além de prejudicar a taxa de cancelamento pode causar prejuízo financeiro para a loja.
preparationStartDateTime O campo preparationStartDateTime já calcula o horário recomendado para início do preparo do pedido. Ele é calculado com base na configuração do tempo médio de entrega no cadastro da loja.
Depois que o pedido estiver pronto, respeitando o preparationStartDateTime você deve despachar (delivery) ou avisar que o pedido está pronto (takeout e indoor).
O pedido agendado pode ser confirmado a partir do momento em que o seu aplicativo o recebe, mas deve-se respeitar o horário recomendado para preparar e entregar o pedido.
A confirmação pode ser enviada até 8 minutos após o preparationStartDateTime. Passados 8 minutos, entendemos que o pedido não está sendo preparado a tempo de ser entregue no horário agendado e o pedido é cancelado automaticamente.
preparationStartDateTime = deliveryDateTimeStart - DeliveryTime (configuração da loja)
Exemplo:
Um pedido entrou às 17:00 e foi agendado para ás 20:00. O tempo de entrega médio da loja é de 40 minutos.
O preparationStartDateTime será: 19:20:00 (já que o restaurante precisa de 40 minutos para entregar esse pedido).
Nesse caso, esse pedido deve ser confirmado até as 19:28:00. Caso contrário, o pedido será cancelado.
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