Avaliação
Representa a opinião de um consumidor sobre um pedido.A entidade de avaliação possui:- metadados (data de criação e indicadores de status)
- opcionalmente um comentário
- opcionalmente uma resposta de comentário
- as respostas de um questionário
- uma nota de 1 a 5 para a experiência como um todo
Apresentação no portal do parceiro:![]()
 Mais sobre a modelagem na seção de detalhes.
Mais sobre a modelagem na seção de detalhes.Avaliações são válidas por 3 meses após criadas.
Publicação
Uma avaliação é considera pública, ou seja, visível para os consumidores, se atende a um dos critérios:- não possui um comentário
- possui um comentário e decorreram 7 dias
- possui um comentário e uma resposta
- possui uma moderação não rejeitada
Além disso, é necessário que a avaliação seja válida (não descartada).A modelagem apresenta essa interpretação na flagpublished.Uma avaliação é visível para loja após passar pelas seguintes validações:- não possui um comentário contrário as políticas do iFood (linguagens impróprias como, racismo, ofensas e conteúdo político)
- não é uma avaliação falsa:- alavancagem: avaliações positivas criadas apenas para benefício da loja
- vandalismo: avaliações negativas criadas somente para prejudicar a nota da loja
 
Avaliações descartadas não são visíveis para o consumidor mas ainda podem ser visualizadas pela loja.As validações que tornam a avaliação visível para loja podem levar até 24 horas. Desta forma a listagem de avaliações retornará as avaliações D-1. Comentário
Um texto que o consumidor anexou à avaliação.A presença de um comentário situa a avaliação em um período de contestação de 7 dias, em que a loja pode abrir um pedido de moderação se assim o desejar.
Esse processo é conhecido por fluxo de moderação.Comentários podem sofrer alterações por intervenção do iFood para, por exemplo, remover conteúdo ofensivo.
Resposta
A réplica da loja para uma avaliação do consumidor, em texto.Uma avaliação pode receber uma resposta, desde que:- tenha um comentário
- seja válida (não descartada)
- dentro do período de triagem (7 dias após criação)
A resposta tem um limite mínimo de 10 e um máximo de 300 caracteres.
Respostas podem sofrer alterações por intervenção do iFood para, por exemplo, remover conteúdo ofensivo.
Descarte de avaliações
Avaliações que foram descartadas recebem a flag discarded=true e deixam de ser públicas.Cenários de descarte:- expiração do período de validade de 3 meses
- pedidos de moderação aceitos
Fluxo de moderação
Quando a loja não concorda com a avaliação de um consumidor, ela pode solicitar uma moderação do iFood para mediar a decisão de descarte.No momento, o fluxo de moderação está disponível apenas no portal do parceiro
![]()

Tipos de status de moderação
| Status | Descrição | 
|---|
| REQUESTED | Estado inicial quando a loja solicitou a moderação | 
| APPROVED | O pedido de moderação foi acatado, ou seja, a avaliação foi descartada. | 
| DENIED | O pedido de moderação foi rejeitado, e a avaliação permanece válida. | 
| MODERATED | A avaliação teve seu conteúdo alterado (i.e.: para proteger dados pessoais ou remover ofensas). | 
Questionário
Agrupamento de perguntas, contém uma versão (i.e.: v3) e um identificador único (UUID).Note que a construção do questionário é dinâmica, perguntas poderão ser adicionadas ou removidas ao longo da existência de uma versão.
Mais sobre versões na seção de detalhes.O questionário é apresentado apenas no GET de uma única avaliação (omitido na listagem).
Pergunta
Elemento de um questionário, identificado pelo UUID e pelo título.Ex:{
  "questions": [
    {
      "id": "a1cdf161-62b9-4ccf-ad91-8e9898655e39",
      "type": "BINARY",
      "title": "Você gostou da entrega?"
    },
    {
      "id": "8e075d05-d1e3-49f4-b2b5-f11c58428852",
      "type": "CHOICE",
      "title": "Do que você gostou?"
    }
  ]
}
Tipos de perguntas
O tipo em uma pergunta define a resposta esperada.| Tipo | Descrição | 
|---|
| RATING | Valor numérico | 
| BINARY | Verdadeiro e falso | 
| CHOICE | Seleção de tags | 
| TEXT | Texto corrido | 
Respostas de uma pergunta
Lista de respostas para uma pergunta.Ex:{
  "answers": [
    {
      "id": "a441afc3-ab63-4254-8f00-219de3f916fd",
      "title": "Sim, gostei"
    }
  ]
}
{
  "answers": [
    {
      "id": "c05f04f8-4af4-42c7-bf57-6bc3392d1d4e",
      "title": "Bem temperada"
    },
    {
      "id": "6d579be3-68b8-454f-9a5f-f7b3aaed1a0f",
      "title": "Temperatura certa"
    },
    {
      "id": "83af4a03-f6d5-4a19-b918-64c195e0cf08",
      "title": "Saborosa"
    }
  ]
}
Sumário
Informações que compõem a nota da loja na plataforma.![]()
 Mais sobre o sumário na seção de detalhes.
Mais sobre o sumário na seção de detalhes.Utilizando a API
Rate Limit
Cada cliente da API de avaliações está limitado a 10 requests por segundo (para um mesmo token). Caso exceda o limite de requisições, o cliente pode ser bloqueado temporariamente. Nesses casos receberá como resposta o código 429.
Listando avaliações
Para obter avaliações utilize a API GET /merchants/{merchantId}/reviewsO filtro de período de data padrão da listagem de avaliações é de 7 dias atrás até a data de hoje (assim como no portal do parceiro).As avaliações retornadas na listagem seguem as regras de publicação. curl --location --request GET 'https://merchant-api.ifood.com.br/review/v1.0/merchants/6b487a27-c4fc-4f26-b05e-3967c2331882/reviews?addCount=true' \
--header 'Authorization: Bearer TOKEN
Resposta:{
  "page": 1,
  "size": 3,
  "total": 3,
  "pageCount": 1,
  "reviews": [
    {
      "id": "a26c8718-b1f5-44a0-8f06-ecc71ddfcd5a",
      "comment": "Muito bom, adorei!",
      "createdAt": "2021-04-07T01:46:59.722169Z",
      "discarded": false,
      "moderated": false,
      "published": false,
      "order": {
        "id": "bbec78f9-d579-414b-9120-37fda7968824",
        "shortId": "1234",
        "createdAt": "2021-04-07T00:39:30.902486Z"
      },
      "score": 5.0,
      "surveyId": "2c35c485-9f23-464d-bd83-cf6ecd1c71e0"
    },
    {
      "id": "38db7090-c13f-48a3-9431-7a11beb89730",
      "createdAt": "2021-04-08T14:11:14.333868Z",
      "discarded": false,
      "moderated": false,
      "published": true,
      "order": {
        "id": "67f2d08c-9b2f-4cee-87cd-57ae87a40d03",
        "shortId": "1235",
        "createdAt": "2021-03-29T00:20:00.830751Z"
      },
      "score": 5.0,
      "surveyId": "2c35c485-9f23-464d-bd83-cf6ecd1c71e0"
    },
    {
      "id": "2841b0ca-c474-4580-81cc-82cb9b36d184",
      "createdAt": "2021-02-07T22:46:52.221000Z",
      "comment": "Tive um problema com o pedido!",
      "discarded": false,
      "moderated": false,
      "published": true,
      "order": {
        "id": "1cfbb732-d787-411e-a891-5ed15b1e4716",
        "shortId": "1236",
        "createdAt": "2021-02-07T12:01:00.231445Z"
      },
      "score": 3.0,
      "surveyId": "2c35c485-9f23-464d-bd83-cf6ecd1c71e0"
    }
  ]
}
Obtendo detalhes de uma avaliação
Utilizando o id de uma avaliação obtida na listagem, é possível obter informações mais detalhadas pela API GET /merchants/{merchantId}/reviews/{reviewId}Requisição:curl --location --request GET 'https://merchant-api.ifood.com.br/review/v1.0/merchants/6b487a27-c4fc-4f26-b05e-3967c2331882/reviews/a26c8718-b1f5-44a0-8f06-ecc71ddfcd5a' \
--header 'Authorization: Bearer TOKEN
Resposta:{
  "id": "a26c8718-b1f5-44a0-8f06-ecc71ddfcd5a",
  "comment": "Muito bom, adorei!",
  "createdAt": "2021-04-07T01:46:59.722169Z",
  "customerName": "Consumidor teste 1",
  "discarded": false,
  "moderated": false,
  "published": true,
  "order": {
    "id": "c0acd22a-27c2-4556-8b50-4b4eb2948882",
    "shortId": "1234",
    "createdAt": "2021-04-07T00:39:30.902486Z"
  },
  "questions": [
    {
      "id": "7e7346ca-b24e-46c9-bda4-62411a8eb2fe",
      "type": "CHOICE",
      "title": "Do que você mais gostou?"
      "answers": [
        {
          "id": "7a1ad2b3-21ba-4978-9313-8cfac19b5f84",
          "title": "Dentro do prazo"
        }
      ]
    },
    {
      "id": "a1cdf161-62b9-4ccf-ad91-8e9898655e39",
      "type": "BINARY",
      "title": "Você gostou da entrega?"
      "answers": [
        {
          "id": "a441afc3-ab63-4254-8f00-219de3f916fd",
          "title": "Sim, gostei"
        }
      ]
    },
    {
      "id": "8e075d05-d1e3-49f4-b2b5-f11c58428852",
      "type": "CHOICE",
      "title": "Do que você gostou?"
      "answers": [
        {
          "id": "ac8cce95-c69d-4668-bb8b-1f41d1518f73",
          "title": "Bons ingredientes"
        }
      ]
    }
  ],
  "score": 5.0,
  "surveyId": "2c35c485-9f23-464d-bd83-cf6ecd1c71e0"
}
Respondendo a uma avaliação
Utilizando o id de uma avaliação ainda não publicada, a resposta pode ser enviada pela API POST /merchants/{merchantId}/reviews/{reviewId}/answersRequisição:curl --location --request POST 'https://merchant-api.ifood.com.br/review/v1.0/merchants/6b487a27-c4fc-4f26-b05e-3967c2331882/reviews/a26c8718-b1f5-44a0-8f06-ecc71ddfcd5a/answers' \
--header 'Authorization: Bearer TOKEN \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
	"text": "Obrigado por seu feedback!"
}'
Resposta:{
  "text": "Obrigado por seu feedback!",
  "createdAt": "2021-04-08T15:04:30.902322Z",
  "reviewId": "a26c8718-b1f5-44a0-8f06-ecc71ddfcd5a"
}
Obtendo um sumário
Para obter as agregações do sumário, utilize a API GET /merchants/{merchantId}/summaryRequisição:curl --location --request GET 'https://merchant-api.ifood.com.br/review/v1.0/merchants/6b487a27-c4fc-4f26-b05e-3967c2331882/summary' \
--header 'Authorization: Bearer TOKEN
Resposta:{
  "totalReviewsCount": 138,
  "validReviewsCount": 65,
  "score": 4.4
}
Observação: O sumário não é calculado para restaurantes de teste. A validação só é possível em ambiente de produção, utilizando restaurantes ativos.Integrações
Critérios de homologação - v1
Para realizar a homologação de aplicativo é necessário que o mesmo já esteja pronto. Os testes são feitos no APP como um todo e não apenas nas chamadas de nossas APIs. 
Pedidos de homologação com cadastros de conta Pessoal/Estudante (CPF) não serão aceitos. Apenas pedidos com cadastro de conta Profisional (CNPJ).