Além de poder receber seu pedido em casa, o usuário pode escolher fazer o pedido pelo iFood e retirá-lo no restaurante. A retirada pode ser feita no balcão, drive-thru ou até mesmo em uma vaga especial.
Conheça todos os detalhes sobre esse recurso no Portal do Parceiro.
Como habilitar o Pra Retirar? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e em seguida clique no menu "Serviços". Lá você encontrará todas as instruções necessárias.
Pedidos "Pra Retirar" exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.
Para esses pedidos, o campo orderType do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "TAKEOUT".
Não trate um pedido "Pra Retirar" como um pedido "Delivery" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "DELIVERY", seu aplicativo não deve despachar um pedido "Pra Retirar".
Além do campo orderType mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "takeout" contendo as seguintes informações:
mode Específica onde o cliente fará a retirada do pedido.
takeoutDateTime Horário previsto para a retirada do pedido.
Ex:
"takeout": {
"mode": "DEFAULT / PICKUP_AREA:",
"takeoutDateTime": "2020-01-01T00:00:00.000Z"
}
É essencial que você disponibilize um botão para que o usuário do seu aplicativo possa informar que o "Pedido está pronto pra retirar".
Diferentemente de um pedido delivery que seu aplicativo deve enviar a request de /dispatch, nos pedidos "Pra retirar" você deve enviar a request /readyToPickup para notificar o cliente que o pedido está pronto para ser retirado.
Quando essa request é enviada, o cliente recebe uma notificação no aplicativo informando que o pedido está pronto.
Quando o cliente escolhe retirar o pedido em uma vaga especial, ao receber a notificação de que o pedido está pronto ele deve ir até a loja. Assim que ele estacionar na vaga especial, ele poderá informar o número da vaga.
Configuração de Vaga Especial O uso de vaga especial para entrega do pedido é opcional e os nomes ou números das vagas devem ser informados nas configurações da loja.
Assim que o usuário informa a vaga, você receberá no próximo polling o evento PICKUP_AREA_ASSIGNED e no campo PICKUP_AREA_CODE você terá o número da vaga.
Esse deve ser o número informado na tela do seu aplicativo para que o atendente possa localizar o cliente e levar o pedido até ele.
Exemplo:
{
"id": "d585214c-b95a-4c4d-9d05-16f7d8f99999",
"code": "PAA",
"fullCode": "PICKUP_AREA_ASSIGNED",
"orderId": "169e6c99-93e9-43b2-981a-498817088888",
"createdAt": "2020-01-01T00:00:00.000Z",
"metaData": {
"PICKUP_AREA_CODE": "1",
"PICKUP_AREA_TYPE": "NUMBER"
}
}
Para testar pedidos na mesa, você precisa habilitar o "Pra Retirar" para a sua loja de teste.
No FAQ do Portal do Parceiro você encontra as principais dúvidas relacionadas ao Pra Retirar.
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse: