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Critérios de homologação

  • O aplicativo deve estar completamente desenvolvido antes da homologação
  • Os testes avaliam o aplicativo integralmente, não apenas as chamadas de API
  • Apenas contas Profissionais (CNPJ) são aceitas para homologação
  • Contas Pessoais/Estudante (CPF) não serão aceitas
Estes critérios aplicam-se a integradoras que desejam integrar exclusivamente com o módulo Shipping para contratar serviços de entrega de pedidos fora da plataforma iFood.Para integradoras que também usam o módulo Orders:Para integradoras já homologadas:
  • Embora não obrigatória, recomendamos realizar a homologação do módulo Shipping
  • Garante que as requisições estejam corretas
  • Permite detectar problemas antecipadamente
O aplicativo deve:
  • Polling: Consultar o endpoint /polling a cada 30 segundos
  • Acknowledgment: Enviar /acknowledgment imediatamente após receber eventos
  • Idempotência: Identificar e descartar eventos duplicados recebidos no polling
O aplicativo deve ser capaz de:

Confirmação de pedidos

  • Receber e confirmar pedidos Sob Demanda imediatos
  • Parâmetros: orderType=DELIVERY, orderTiming=IMMEDIATE, salesChannel=POS

Cancelamento de pedidos

  • Receber e cancelar pedidos delivery imediatos
  • Obrigatório: Consultar códigos de cancelamento via /cancellationReasons antes de solicitar o cancelamento
  • Obrigatório: Disponibilizar lista de motivos no sistema de PDV para seleção pelo usuário

Sincronização de status

  • Atualizar status de pedidos cancelados pelo cliente ou iFood
  • Atualizar status de pedidos confirmados/cancelados por outros aplicativos (ex: Gestor de Pedidos)
O aplicativo deve:
  • Aceitar ou rejeitar solicitações de alteração de endereço
  • Processar alterações dentro do prazo estabelecido
O aplicativo deve:
  • Verificar o código de coleta do pedido
  • Validar se o código foi confirmado pelo entregador
  • Renovação de token: Renovar apenas quando próximo da expiração ou imediatamente após expirar
  • Rate limiting: Respeitar os limites de requisições de cada endpoint
  • Tratamento de erros: Implementar retry com backoff exponencial
  • Registrar logs de todas as operações críticas
  • Implementar alertas para falhas de integração
Embora não obrigatórios, os seguintes itens são fortemente recomendados:
  • Exibir na tela do sistema o campo delivery.observations
  • Imprimir observações na comanda
  • Garantir visibilidade de instruções especiais de entrega
  • Concluir desenvolvimento do aplicativo
  • Validar conta Profissional (CNPJ)
  • Configurar ambiente de testes
  • Executar todos os cenários obrigatórios
  • Validar tratamento de erros
  • Testar sincronização de eventos
  • Revisar checklist completo
  • Corrigir não conformidades
  • Solicitar validação final
Para dúvidas sobre o processo de homologação:
Após aprovação na homologação:
  1. Migrar para ambiente de produção
  2. Configurar monitoramento contínuo
  3. Estabelecer processo de suporte operacional
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