logo
logo

Introdução

Sabe-se que, no iFood, uma loja pode fornecer serviços diferentes para ocasiões diferentes. Por exemplo, com o Delivery e com o Pra Retirar, uma loja pode oferecer duas experiências muito diferentes.

Essas múltiplas experiências acontecem devido a diversos fatores, desde a categoria de pratos oferecidos, as distintas experiências de comer no restaurante e comer em casa, a forma como o pedido é preparado, dentre muitos outros motivos.

É nesse sentido que o iFood criou novas modalidades para satisfazer as exigências de clientes únicos. Essas modalidades são chamadas de Operações.

Operações

Uma operação é um conjunto de processos e atividades que uma loja executa para fornecer uma determinada oferta. Atualmente, são identificadas as seguintes operações relacionadas à plataforma iFood:

OperaçãoDescrição
DELIVERYPedidos que devem ser enviados ao endereço do cliente imediatamente após o preparo.
TAKEOUTPedidos que o próprio cliente faz a retirada na loja.
INDOORPedidos que serão consumidos na própria loja. O cliente pode retirar o pedido no balcão ou recebê-lo em uma das mesas (obs: serviço indisponível no momento).

Vale ressaltar que, apesar de semelhantes, operação é um conceito diferente dos tipos de pedidos.

Canais de Aquisição

Um canal de aquisição consiste em um recurso utilizado pelo cliente para realizar um pedido a uma loja. Para exemplificar, os canais de aquisição existentes são os seguintes:

Canal de AquisiçãoDescrição
Marketplace iFoodO aplicativo e website pelos quais é possível navegar pelas diferentes lojas presentes no iFood.
WhatsAppA utilização do WhatsApp como canal para receber pedidos iFood.
Cardápio DigitalO Cardápio Digital é uma ferramenta em que o iFood auxilia a loja a ter seu próprio catálogo.
TotemO Totem utiliza dispositivos interativos em que é possível navegar pelo cardápio e fazer pedidos iFood.

Relacionamento conceitual

A relação entre uma operação e um canal de aquisição é de 1 para N, isto é, uma loja pode ter múltiplos canais de aquisição para cada operação. Para exemplificar, podemos ter uma loja que aceita tanto pedidos via Marketplace iFood quanto WhatsApp para a operação Pra Retirar.

Isso permite uma maior customização por parte da loja. Como exemplo, é possível ter horários de funcionamento diferentes para cada combinação de operação e canal de aquisição. Isso significa que uma loja pode pausar o seu Delivery via Marketplace iFood às 22:00, mas continuar atendendo pedidos Pra retirar através de seu Cardápio Digital até a meia noite.