Docs Logistics
A API de Logistics oferece recursos para gestão de entregas.
Para receber novos pedidos, você deve fazer requests no endpoint de polling regularmente a cada 30 segundos ou registrar um webhook para receber eventos
Ao utilizar o Polling, o aplicativo é obrigatório usar o excludeHeartbeat
, dessa forma evitará que a loja fique aberta indevidamente.
Ex: /events/v1.0/events:polling?excludeHeartbeat=true
Veja em detalhes sobre como utilizar o endpoint de polling para receber eventos de pedidos
Veja em detalhes sobre como utilizar o webhook para receber eventos de pedidos
É importante obter os detalhes do pedido para garantir que tenhamos as informações necessárias no momento de alocar um motorista. Isso nos permite conhecer o tamanho do pedido e atribuir o motorista mais adequado para uma entrega eficiente.
Através do endpoint GET logistics/orders/{id} você pode obter todos os detalhes de um pedido.
Esse endpoint retorna o código 200 e o conteúdo do pedido. Caso seja informado um id inválido na request ou o id de um pedido antigo o endpoint retorna 404.
Nessa seção você encontrará todos os detalhes do payload de um pedido:
Veja em detalhes todos os campos que um pedido pode trazer
Após obter os detalhes do pedido, o aplicativo deverá alocar uma pessoa entregadora para que a mesmo faça a coleta e entrega do pedido. Para isso, deve utilizar o endpoint: POST /assignDriver
O aplicativo deve enviar os dados no payload:
Exemplo
{
"workerName": "José Maria",
"workerPhone": "11999999999",
"workerVehicleType": "MOTORCYCLE"
}
Após a alocação de uma pessoa entregadora para o pedido, o aplicativo deve notificar que a pessoa está a caminho do endereço de origem retirar o pedido. Para isso, utilize o endpoint: POST /goingToOrigin.
Quando a pessoa entregadora chegar ao local de origem para a coleta do pedido, é necessário utilizar o endpoint: POST /arrivedAtOrigin para confirmar a chegada e a intenção de retirar o pedido.
Após a coleta do pedido, quando a pessoa entregadora estiver a caminho do destino, o aplicativo deve notificar o usuário utilizando o endpoint: POST /dispatch
Quando a pessoa entregador chegar no local de destino, deve utilizar o endpoint: POST /arrivedAtDestination para confirmar a chegada e a disponibilidade para entrega do pedido.
Para obter a Confirmação de Entrega, é necessário realizar a Verificação do Código de Entrega. A pessoa entregadora deve solicitar ao destinatário o código de entrega e digitá-lo. O aplicativo deve conseguir receber o código e enviá-lo através do endpoint POST /verifyDeliveryCode
O aplicativo deve enviar os dados no payload:
Exemplo
{
"code": "9999"
}
Nesta etapa, o aplicativo deverá validar através do evento “DELIVERY_DROP_CODE_REQUESTED”
que será gerado no polling, se o pedido requer do Código de Verificação de Entrega. Caso este evento esteja associado ao pedido, o aplicativo deve chamar o endpoint POST /verifyDeliveryCode para concluir a entrega.
Exemplo do evento:
{
"id": "f24e3b11-d292-48f0-a74b-e984575a1a0a",
"code": "DDCR",
"fullCode": "DELIVERY_DROP_CODE_REQUESTED",
"orderId": "9c964c28-c833-44bb-9457-9b9accca3a6c",
"merchantId": "b8ce1930-463b-4794-80b4-1823c261c1fb",
"createdAt": "2023-04-17T17:56:39.029Z"
}
Esses critérios são aplicáveis para integradoras que desejam integrar exclusivamente com o módulo Logistics e realizar a operação de delivery para os Merchants.
excludeHeartbeat
para evitar que a loja fique aberta indevidamente; Utilize o header x-polling-merchants
sempre que precisar filtrar eventos de um ou mais merchants. Também é possível filtrar os eventos que deseja receber por tipo e por grupo;“DELIVERY_DROP_CODE_REQUESTED”
. Este evento será gerado e enviado para cada pedido elegível.Para agendar a homologação do seu aplicativo acesse a área de chamados e abra uma requisição para homologação do seu aplicativo. Nossa equipe entrará em contato com você para agendar o processo.
Nova Tentativa Antes de agendar a homologação do seu aplicativo certifique-se de que ele atende todos os requisitos listados acima. É preciso aguardar 15 dias para uma nova tentativa.
Antes de iniciar, tenha em mãos os dados da sua loja de teste, como id e nome da loja. Certifique-se de ter acesso a um serviço de internet estável
No horário agendado, um analista do nosso time fará o acesso remoto para acompanhar cada etapa dos testes. O processo dura em média 45 minutos.
Caso seu aplicativo não seja homologado, nosso time registrará no ticket os requisitos que não foram atendidos e você deverá ajustar seu software. Você poderá agendar uma nova homologação 15 dias depois da tentativa anterior.