O módulo financeiro do iFood oferece APIs que facilitam a conciliação financeira para lojas parceiras, fornecendo dados detalhados sobre faturamento e liquidação com transparência e simplicidade, a fim de garantir clareza dos lançamentos financeiros que compõem os repasses
Com as APIs Financeiras é possível automatizar a conciliação do iFood e acessar informações em larga escala, evitando erros operacionais e gerando mais valor para o negócio.
Neste material, orientamos como usar este módulo de forma eficiente.
No iFood, um pedido é um registro que começa com a solicitação de compra de um ou mais serviços por um usuário. Esses serviços podem ser prestados pelo próprio iFood, como a entrega, ou pelas lojas parceiras, como a venda de itens.
Um pedido não se limita apenas à venda, ele é a referência para um fluxo de vários eventos financeiros. A venda é apenas um dos possíveis fatos geradores de eventos financeiros.
Outros possíveis fatos geradores de eventos financeiros atrelados a um pedido são: cancelamento total (que pode acontecer antes ou depois da venda ser concretizada), cancelamento parcial (de itens), ressarcimentos (como por exemplo em casos de cancelamento que são de responsabilidade do iFood), ocorrência de venda, entre outros.
A venda representa a conclusão da contratação de um serviço, independentemente da forma de pagamento utilizada pelo consumidor (online ou offline). Cada venda possui características individuais que, juntamente com os dados do contrato, o iFood utiliza para calcular e compor o valor a ser recebido ou pago pela loja parceira.
Apuração refere-se ao processo de calcular e analisar os resultados financeiros obtidos em um período, determinando o valor a ser repassado ou cobrado da loja parceira. O período utilizado como base pelo iFood para realização da apuração é semanal, com início às segundas-feiras e fim aos domingos. Todos os eventos financeiros ocorridos nesse período são apurados na segunda-feira subsequente.
Caso o saldo da apuração seja positivo, há um valor a ser repassado à loja parceira e o pagamento é agendado conforme o plano de repasse contratado, como por exemplo o plano D30 (30 dias). Atualmente, o iFood realiza os pagamentos às quartas-feiras.
Caso o saldo da apuração seja negativo, o iFood pode gerar um boleto de cobrança para a loja parceira ou carregar esse valor para ser descontado em um próximo repasse da mesma loja.
Ano e mês referente ao período que possui lançamentos financeiros.
Lançamentos financeiros são registros de eventos financeiros que incluem data, valor e natureza da operação. Eles podem impactar direta ou indiretamente a apuração financeira da loja parceira, ou até mesmo não ter impacto algum.
Importante: um mesmo pedido pode gerar lançamentos financeiros em diferentes períodos de apuração. Sabendo que o período de apuração no iFood é semanal, de Segunda-feira à Domingo, considere o seguinte exemplo:
Lançamentos financeiros podem ou não ter impacto na apuração e consequentemente no repasse, sendo segregados em dois principais grupos nos relatórios de conciliação financeira do iFood: com impacto no repasse e sem impacto no repasse.
Exemplos de lançamentos financeiros que não têm impacto no repasse: entrada financeira de pedidos em que o recebedor do pagamento é a loja parceira (como pedidos com método de pagamento meal voucher) e promoções custeadas pela loja.
Entrada financeira é o valor que o consumidor pagou por um pedido realizado, seja o recebedor do pagamento sendo o iFood ou a loja parceira.
O recebedor do pagamento é a entidade que acolhe o pagamento do consumidor referente a uma determinada operação, podendo ser o iFood ou a loja parceira.
Os subsídios, também chamados de promoções, são um tipo de lançamento financeiro e apresentam comportamentos diferentes no cálculo do repasse, dependendo de quem custeou e onde foram aplicados. Eles podem ser custeados pela loja parceira ou pelo iFood e podem ser aplicados a itens da cesta ou ao delivery.
Apesar desses subsídios serem representados como lançamentos financeiros negativos nos relatórios de conciliação financeira do iFood, eles são exibidos somente com o intuito de trazer visibilidade à loja parceira da existência de subsídios nesses pedidos, pois o lançamento financeiro referente à Taxa de Entrega, que também é negativo, já realiza o desconto desse valor na composição do repasse à loja parceira.
Portanto, esses lançamentos são sinalizados como não tendo impacto no repasse, o que significa que não devem ser considerados no cálculo do valor a ser repassado para loja parceira.
Importante: Em Março de 2024 alteramos o modo como exibimos nos relatórios de conciliação financeira do iFood os lançamentos financeiros de promoções custeadas pela loja (itens e delivery) para este modo que foi descrito acima.
Anteriormente, não havia segregação dos lançamentos financeiros quanto ao impacto no repasse. Para poder dar visibilidade à loja parceira sobre a existência de subsídios da loja nos pedidos, os lançamentos de promoções custeadas pela loja (itens e delivery), que não têm impacto no repasse, eram registrados como lançamentos financeiros negativos e em contrapartida, esse mesmo valor, mas positivo, era adicionado ao montante de "Entrada Financeira" (valor pago pelo consumidor), mesmo que esse valor não tivesse sido efetivamente pago pelo consumidor. Dessa forma, o valor permanecia neutro no cálculo do repasse.
A base de cálculo refere-se ao valor sobre o qual o percentual de comissão do iFood é aplicado para determinar quanto a loja parceira pagará ao iFood por cada pedido realizado através da plataforma.
Outras taxas que são cobradas da loja também são calculadas a partir desse valor e dos percentuais acordados em contrato.
A taxa de entrega não é incluída na base de cálculo, pois é um valor separado pago pelo consumidor para cobrir os custos de entrega.
Os subsídios custeados pela loja (itens ou delivery) também não são incluídos neste cálculo.
Valor a ser transferido do iFood para a loja parceira, que refere-se à apuração positiva de um determinado período. O valor de repasse é composto pela soma dos lançamentos financeiros ocorridos dentro do período de apuração, incluindo tanto débitos quanto créditos, resultando em um montante positivo a ser repassado.
O registro de recebíveis é uma medida regulamentada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que permite a uma instituição financeira, com a qual um negócio possui um empréstimo, requisitar uma parcela ou a totalidade dos recebíveis desse negócio. Isso é feito para satisfazer o montante mensal acordado no empréstimo obtido diretamente com a instituição. Nessa situação, uma parte ou a totalidade dos recebíveis é direcionada à instituição financeira, em vez de ser enviada integralmente à loja parceira.
Confira no blog para parceiros mais detalhes sobre registro de recebíveis.
O conjunto de APIs Financeiras V3 é composto por duas APIs principais:
API de Conciliação: Retorna um arquivo CSV detalhado com todos os eventos financeiros de um determinado período, incluindo informações sobre repasses por pedido. Esse arquivo serve como base para a conciliação financeira.
API de Liquidação: Fornece o valor líquido recebido pela loja e o valor de recebíveis enviados às instituições financeiras.
O campo "título" na API de Conciliação corresponde ao campo "id" na API de Liquidação, permitindo a interligação dos dados entre as duas APIs.
A versão V3 das APIs financeiras oferece uma experiência simplificada para a conciliação, pois elimina a necessidade de múltiplas chamadas a APIs, agilizando o processo e reduzindo a complexidade da integração.
A versão V2 necessitava de integração com nove APIs distintas para acessar as movimentações financeiras de um período ou pedido, enquanto a versão V3 centraliza essas informações em uma única API de Conciliação.
Na versão V2, a consulta ao valor líquido recebido pela loja exigia acesso a duas APIs distintas, uma para o repasse e outra para os registros de recebíveis. A V3 simplifica esse processo, reunindo todas essas informações em uma única API de Liquidação.
A informação 'id do período' contida na antiga API de Períodos, consta tanto na API de Conciliação como 'título', quanto na API de Liquidação como 'id'. Essa informação é crucial para conectar os dados entre as duas APIs da V3.
Recomendamos que todas as integradoras migrem para a última versão das APIs Financeiras.
Baseado em eventos faturáveis do iFood, a API de Conciliação fornece dados a nível granular de lançamentos financeiros. Além disso, incorpora as regras de negócio do iFood e utiliza sinais positivos e negativos ao apresentar os valores dos eventos financeiros, tornando fácil a identificação dos valores a receber (créditos) e a pagar (débitos), otimizando a sua conciliação financeira.
Importante: Atente-se à frequência de atualização da API de Conciliação. Caso a integradora realize uma conciliação de vendas em D+1, recomendamos que, por enquanto, continue sendo realizada através da API Sales 2.1. Assim que a V3 oferecer uma API específica para conciliação de vendas em D+1, essa será a opção recomendada. No entanto, para verificar movimentações financeiras e valores de repasse em um determinado período, recomendamos que utilize as APIs V3.
Importante: Embora a API de Conciliação forneça informações sobre todas as vendas, incluindo as realizadas com vale-refeição (VR/VA), detalhes mais específicos sobre essas transações podem ser obtidos através da API Payment Details V2. Recomendamos o uso contínuo da API Payment Details V2 para esse fim, até que a versão V3 ofereça uma funcionalidade equivalente.
Prazos de descontinuação das versões anteriores Janeiro/2025 - Descontinuação da V2 (exceto APIs Sales 2.1 e Payment Details) Julho/2025 - Descontinuação das APIs Sales 2.1 e Payment Details
Para iniciar a utilização da API Financeira V3, as integradoras precisam passar por um processo de homologação. A homologação visa trazer benefícios às lojas parceiras iFood e às integradoras, uma vez que a homologação é um processo que assegura que a integração esteja operando corretamente, facilitando as conciliações conforme critérios estabelecidos, para garantir segurança e confiabilidade nos resultados
O processo consiste em: 1- Entrar em contato com o time de integração do iFood pelo Portal do Desenvolvedor e agendar a reunião de homologação. Para isto, acesse o Portal do Desenvolvedor > Suporte > Chamados > Homologação. 2- A integradora receberá direcionamentos e um formulário a ser preenchido até o dia da reunião de homologação. As respostas devem demonstrar a compreensão da documentação da API, especialmente em relação aos casos de uso. Obs.: Todas perguntas devem ser respondidas consultando os dados do ambiente de teste da integradora, utilizando o header x-request-homologation = true nas chamadas dos dois endpoints. 3- Durante a reunião, serão revisadas as respostas do formulário, a implementação da API e a forma como as informações são apresentadas às lojas parceiras. 4- Ao final, a integradora receberá o resultado da homologação. Se aprovada: o time fornecerá as orientações para a criação do app; Se reprovada: o time pontuará as correções a serem realizadas e, após ajustes, a integradora poderá remarcar uma nova reunião de homologação. Enquanto não estiver aprovada, a integradora perde a autorização de operar em produção.
Este vídeo tem o objetivo de demonstrar como utilizar as APIs v3 para realizar a conciliação financeira de uma loja.
O arquivo de conciliação é disponibilizado no formato CSV compactado (.gz), com delimitador ";" e pode ser baixado através de um link retornado pela API de Conciliação.
Este link tem tempo de expiração e um novo link é gerado a cada consulta. A API retorna também totalizadores de pedidos e linhas para auxiliar na validação do conteúdo do arquivo.
Os lançamentos financeiros são agrupados em arquivos individuais por competência (mês e ano).
A cada semana, o arquivo mensal existente é atualizado, sendo incrementado com os lançamentos do período semanal anterior.
O período semanal compreende de segunda-feira à domingo e a apuração ocorre na segunda-feira seguinte ao término do período. O arquivo é atualizado com o incremento deste período sete dias após a apuração, na próxima segunda-feira.
Considere o seguinte exemplo:
Importante: o arquivo vai incorporando mais dados a cada atualização semanal, mas os dados já contidos no arquivo são imutáveis, uma vez que ele é incrementado somente após a apuração, e nenhum novo lançamento financeiro pode incidir em um período após seu encerramento e apuração semanal.
Caso dentro de uma semana de apuração haja quebra de mês, cada lançamento financeiro contido dentro desta semana irá ser incrementado no arquivo da sua respectiva competência.
Considere o seguinte exemplo:
O campo 'impacto_no_repasse' segrega os lançamentos financeiros em dois principais grupos nos relatórios de conciliação financeira do iFood: com impacto no repasse e sem impacto no repasse.
Para chegar no valor líquido que a loja tem a receber do iFood referente ao período de apuração analisado, ou ao pedido analisado, deve-se considerar apenas os lançamentos financeiros com impacto no repasse.
Os lançamentos sem impacto no repasse são exibidos no relatório apenas com finalidade informativa para as lojas, para que saibam da existência desses eventos financeiros que não impactam positiva ou negativamente o montante a ser repassado para a loja parceira.
Exemplos de lançamentos financeiros que não têm impacto no repasse: entrada financeira de pedidos em que o recebedor do pagamento é a loja parceira (como pedidos com método de pagamento meal voucher) e promoções custeadas pela loja.
Há três campos que indicam ao que se referem os lançamentos financeiros de débito e crédito contidos no período, são eles:
Tabela Fato Gerador: O que gerou aquele lançamento financeiro
Fato gerador | Descrição |
---|---|
Venda | Informações sobre a venda efetiva do pedido, valor pago pelo pedido, subsídios, taxas, e demais créditos e débitos atrelados à venda |
Cancelamento Total | Informações sobre o cancelamento do pedido, valor e motivo de cancelamento |
Cancelamento Parcial | Informações sobre o cancelamento do item |
Processamento Manual | Quando há uma falha sistêmica e precisamos realizar um processamento manual para incluir os registros que ficaram pendentes |
Ressarcimento/Indenização | Informações sobre um pedido que sofreu cancelamento, e foi ressarcido |
Ocorrência Venda | Toda ocorrência gerada associada à um pedido, podendo ser ocorrência de crédito ou de débito |
Solicitação frete | Solicitação do serviço de entrega iFood |
Ocorrência Avulsa | Ocorrência de débito ou crédito, não necessariamente associada à um pedido |
Fechamento | Informação do fechamento contábil, restituição do imposto de renda |
Carregamento de Saldo Devedor | Saldo que a loja deve para o iFood, referente a cobranças de serviço (como por exemplo comissão de pedidos, frete e etc.), quando não foi possível realizar o débito via repasse |
Tabela Tipo Lançamento:Categorização dos lançamentos financeiros
Tipo de Lançamento | Descrição |
---|---|
Retenção | Valor que é retido pelo iFood do montante de entrada financeira, ou seja, não é repassado à loja parceira |
Subsídio | Uma promoção aplicada ao pedido, pode ser iFood ou Loja |
Entrada Financeira | Informação relacionada à uma venda, pois trata-se da entrada financeira, ou seja, o valor pago pelo cliente |
Reembolso | Reembolso realizado pelo iFood |
Ajuste Pontual | Ajustes realizados para correção de uma cobrança ou crédito indevido |
Ressarcimento | Ressarcimento sobre um pedido que sofreu cancelamento |
Cobrança | Uma cobrança que o iFood realiza para a loja parceira, por exemplo, cobrança de comissão iFood |
Ocorrência | Ocorrência de débito ou crédito gerada por um processo manual, para fazer um crédito ou cobrança devida |
Estorno | Devolução de um valor que anteriormente havia sido debitado ou creditado da loja |
Crédito | Valor positivo repassado à loja |
Restituição | Informação do fechamento contábil, restituição do imposto de renda |
TBD | Novos lançamentos financeiros que ainda estão sendo mapeados para inclusão em alguma categoria acima ou em uma nova categoria |
Entrada Financeira: Valor pago pelo usuário final + subsídio custeado pelo iFood. Comissão do iFood: Linha com informações sobre o fato gerador Comissão, trazendo o valor cobrado pelo serviço da plataforma do iFood. Taxa entrega iFood: Valor de taxa cobrada do parceiro pelo serviço do iFood Entrega. Taxas cobradas do usuário devidas ao iFood: Valor de taxa de pedido mínimo que é cobrado do cliente final, esse valor não faz parte dos itens do pedido, e também não compõe repasse do parceiro, é um valor que fica retido no iFood. Promoção custeada pelo iFood: Linha com informações sobre o fato gerador de subsídio iFood, traz informações como valor de subsídio(Desconto de venda) que o iFood custeia destinado ao cliente final, e esse valor é repassado para o Merchant para compor o valor dos itens do pedido. Promoção custeada pela loja: Linha com informações sobre o fato gerador de subsídio merchant, traz informações de valor de subsídio(Desconto de venda) que o Merchant(Mercado/Restaurante) custeia destinado ao cliente final, e esse valor não entra no valor de repasse para o merchant. Reembolso ifood: Valor de ressarcimento feito pelo iFood no caso de pedido cancelado, e é devido o reembolso para o parceiro. Solicitação de Frete (iFood entrega): Informações de quando existe uma solicitação de frete de iFood entrega contratada. Taxa transação iFood benefícios: Taxa transacional de iFood benefícios. Desconto da taxa transação iFood benefícios: Valor cobrado sobre a taxa transacional de iFood benefícios. Ajuste falha sistêmica: Valor para quando existe um ajuste financeiro a débito ou a crédito realizado por ter acontecido uma falha sistêmica dentro da plataforma do iFood. Cobrança meses anteriores: Informações referente a cobranças realizadas sobre competências anteriores. Restituição I.R.: Restituição do Imposto de Renda TBD: Novos lançamentos financeiros, ainda não mapeados
O campo 'valor' concentra todos os valores dos lançamentos financeiros que são necessários para realizar a conciliação.
Os valores se encontram com os sinais adequados de positivo e negativo, para indicar quais lançamentos financeiros representam créditos ou débitos.
O valor da entrada financeira (valor pago pelo cliente) é representado como positivo, e é o valor de referência inicial de um pedido, a partir dele que somamos e subtraímos todos os outros lançamentos financeiros (de crédito e débito) e que portanto, o repasse do pedido é calculado.
Exceto pela entrada financeira que é o valor base da venda, todos os outros lançamentos com sinal positivo representam créditos.
Os lançamentos que estiverem com sinal negativo podem representar uma cobrança ou retenção.
Importante: Para chegar no valor líquido que a loja tem a receber do iFood referente ao período de apuração analisado, ou ao pedido analisado, deve-se considerar apenas o 'valor' dos lançamentos financeiros com impacto no repasse.
Os demais campos monetários do arquivo são apenas dados informativos e complementares, não sendo necessário considerá-los para compor o valor a ser recebido pela loja.
Ao consultar um pedido pelo seu identificador único no campo 'pedido_associado_ifood', é possível identificar todos os lançamentos financeiros vinculados àquele pedido, dentro do período de apuração à qual se refere o arquivo.
Há lançamentos financeiros que não são vinculados a nenhum pedido. Para estes casos, o campo 'pedido_associado_ifood' não é preenchido. Podemos citar como exemplo alguma ocorrência de débito ou crédito realizada para a loja parceira que não é referente a nenhum pedido, como eventuais cobranças de mensalidade.
Cada título representa uma transação bancária realizada à loja parceira.
Um repasse é composto por um ou mais títulos.
E cada título é composto por diversos lançamentos financeiros.
A soma do campo 'valor' de todos os lançamentos financeiros com impacto no repasse que compõem um mesmo título, deve ser igual ao valor apresentado no campo 'valor_transação' desse título.
Um título negativo indica que a loja teve mais gastos (cancelamentos, débitos) do que receitas (vendas, créditos) naquele período. Esse valor pode ser compensado em repasses futuros ou cobrado via boleto.
O valor correspondente a cada título é informado no campo 'valor_transação'.
O campo 'data_repasse_esperada' indica a data programada para que a loja receba o repasse do iFood, caso não haja nenhuma falha no processo de liquidação dos títulos.
O valor total previsto a ser repassado à loja em uma data específica é calculado somando-se o 'valor_transação' de todos os títulos com essa mesma data de repasse programada.
Nota: todas as datas serão enviadas no padrão ISO 8601
Campo | Descrição | Tipo | Nullable |
---|---|---|---|
competencia | Ano e mês referente à competência do período que possui lançamentos financeiros | string | Não |
data_fato_gerador | Data em que ocorreu o fato gerador | string | Não |
fato_gerador | Fato gerador do lançamento financeiro | string | Não |
tipo_lancamento | Tipo de lançamento financeiro | string | Não |
descricao_lancamento | Descrição Lançamento | string | Não |
valor | Valor do lançamento | double | Não |
base_calculo | Valor utilizado para aplicação do percentual de taxas e comissão do iFood, para obter-se o valor cobrado | double | Sim |
percentual_taxa | Percentual de taxa aplicada | double | Sim |
pedido_associado_ifood | Identificador único do pedido na plataforma do iFood | string | Não |
pedido_associado_ifood_curto | Identificador curto do pedido composto por 4 dígitos | string | Não |
pedido_associado_externo | Identificador dos pedidos realizados por plataformas externas ao iFood (ex.: SiteMercado) | string | Sim |
motivo_cancelamento | Motivo pelo qual o pedido ou item foi cancelado | string | Sim |
descricao_ocorrencia | Motivo de haver uma ocorrência de crédito ou débito | string | Sim |
data_criacao_pedido_associado | Data de criação do pedido | string | Não |
data_repasse_esperada | Data esperada para a execução do pagamento para a loja | string | Sim |
valor_transacao | Valor total da transação bancária (título) para a loja | double | Sim |
loja_id | Identificador único da loja na plataforma do iFood | string | Não |
loja_id_curto | Identificador curto da loja na plataforma do iFood composto de 4 dígitos | string | Não |
loja_id_externo | Identificador da loja em plataformas externas ao iFood (ex.: SiteMercado) | string | Sim |
cnpj | CNPJ da loja | string | Não |
titulo | Identificador de agrupamento. Ele é utilizado para vincular os lançamentos financeiros ao repasse realizado para a loja | string | Sim |
data_faturamento | Data de faturamento do fato gerador | string | Sim |
data_apuracao_inicio | Data de início do período dos lançamentos financeiros | string | Não |
data_apuracao_fim | Data de fim do período dos lançamentos financeiros | string | Não |
valor_cesta_inicial | Valor total dos itens antes da edição de cesta | double | Não |
valor_cesta_final | Valor final dos itens após a edição de cesta, se houver | double | Não |
responsavel_transacao | Entidade que acolheu o pagamento do pedido | string | Sim |
canal_vendas | Canal de vendas pelo qual o pedido entra na plataforma (novos canais podem ser adicionados) | string | Sim |
impacto_no_repasse | Indica quais lançamentos financeiros impactam a composição do valor líquido de repasse à loja parceira | string | Sim |
Nesta seção apresentamos alguns casos de uso do arquivo de conciliação.
A soma de todos os lançamentos financeiros com impacto no repasse representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja no período analisado.
O período escolhido para análise pode ser tanto competência (mês e ano), neste caso utilizar o campo 'competência' do arquivo, como pode ser alguma semana de apuração específica, neste caso utilizar os campos 'data_apuracao_inicio' e 'data_apuracao_fim'.
Para os casos de uso apresentados na sequência, as análises foram realizadas por competência (Julho/2024).
Campos utilizados:
Neste caso, o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, decorrente das movimentações financeiras que ocorreram na competência, é de R$ 491.442,31.
A análise por totalizadores é útil para realizar a conciliação financeira em um nível macro e se dá por meio das possíveis maneiras de agrupar os dados do arquivo.
Aqui trazemos algumas possibilidades de agrupamento dos dados, todas com foco no valor dos lançamentos, para se ter um panorama geral das movimentações financeiras ocorridas no período analisado e no impacto financeiro que tiveram.
O período escolhido para análise pode ser tanto competência (mês e ano), neste caso utilizar o campo 'competência' do arquivo, como pode ser alguma semana de apuração específica, neste caso utilizar os campos 'data_apuracao_inicio' e 'data_apuracao_fim'.
Para os casos de uso apresentados na sequência, as análises foram realizadas por competência (Julho/2024). Em todos agrupamentos é possível identificar que o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, decorrente das movimentações financeiras que ocorreram na competência, é de R$ 491.442,31.
Este agrupamento permite analisar qual foi o valor de lançamentos financeiros do período originados por cada fato gerador.
Campos utilizados:
A soma dos fatos geradores com impacto no repasse representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, que é de R$ 491.442,31.
Exemplo: Análise do valor gerado pelas vendas
Para obter o valor gerado pelas vendas que não possui impacto no repasse: R$ 71.525,06 (Esses valores referem-se à: entradas financeiras de pedidos recebidos via loja, promoção custeada pela loja e promoção custeada pela loja no delivery).
Este agrupamento permite analisar qual foi o valor de lançamentos financeiros do período de acordo com sua natureza.
Campos utilizados:
A soma dos tipos de lançamento com impacto no repasse representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, que é de R$ 491.442,31.
Exemplo: Análise do valor de lançamentos financeiros categorizados como cobrança
Para obter o valor das cobranças realizadas pelo iFood: - R$ 135.073,09
Este agrupamento permite analisar qual foi o valor de lançamentos financeiros do período de acordo com sua descrição.
Campos utilizados:
A soma dos lançamentos financeiros com impacto no repasse representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, que é de R$ 491.442,31.
Exemplo: Análise do valor de entrada financeira (valor pago pelo cliente)
Para obter o valor de entrada financeira de pedidos recebido via iFood: R$ 677.296,10
Para obter o valor de entrada financeira de pedidos recebido via loja: R$ 90.332,35
Exemplo: Análise do valor total investido pela loja parceira em promoções
Para obter o valor de promoções custeadas pela loja: R$ 10.006,04
Para obter o valor de promoções custeadas pela loja no delivery: R$ 8.961,84
Exemplo: Análise do valor de comissão do iFood
Para obter o valor de cobrança de comissão do iFood: - R$ 108.708,63
Este agrupamento permite analisar qual o valor de cada título e quais as datas esperadas para o repasse de cada um.
Campos utilizados:
A soma dos títulos representa o valor líquido esperado para ser recebido pela loja, que é de R$ 491.442,31.
Exemplo: Análise dos títulos com data esperada de repasse em 10/07/2024
Para obter a quantidade de títulos que existem no repasse com data esperada em 10/07/2024: dois títulos (110825088 e 110825091)
Para obter a soma dos valores dos títulos do repasse com data esperada em 10/07/2024: R$ 98.722,50
O valor de cada título deve corresponder à somatória do valor de todos os lançamentos financeiros vinculados àquele título. Esta validação é uma boa maneira de verificar se o arquivo está completo e correto.
Campos utilizados:
Realizar a validação da seguinte maneira:
A análise por totalizadores é útil para realizar a conciliação financeira em um nível macro e se dá por meio das possíveis maneiras de agrupar os dados do arquivo.
Aqui trazemos algumas possibilidades de agrupamento dos dados, todas com foco na quantidade de pedidos, para se ter um panorama geral de quantos pedidos impactados por cada lançamento financeiro houveram no período analisado.
O período escolhido para análise pode ser tanto competência (mês e ano), neste caso utilizar o campo 'competência' do arquivo, como pode ser alguma semana de apuração específica, neste caso utilizar os campos 'data_apuracao_inicio' e 'data_apuracao_fim'.
Este agrupamento permite analisar a quantidade de pedidos do período de acordo com o fato gerador.
Campos utilizados:
Exemplo: Análise da quantidade de vendas
Para obter a quantidade de vendas total: 5.464
Para obter a quantidade de vendas em que o responsável da transação foi o iFood (pagamento recebido via iFood): 4.583
Para obter a quantidade de vendas em que o responsável da transação foi a loja parceira (pagamento recebido via loja): 881
Valor a ser repassado pela venda do pedido
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pela venda de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'impacto_no_repasse = SIM'.
O cálculo do repasse parte do valor de entrada financeira (valor pago pelo cliente), e então são sinalizadas todas as retenções, cobranças, eventuais subsídios, reembolsos e ressarcimentos que incidiram neste pedido, com seus devidos sinais de positivo e negativo, que sinalizam se foram créditos ou débitos realizados ao valor de entrada financeira.
Neste caso o valor de repasse do pedido é de R$ 2,53.
Os valores de promoções custeadas pela loja são meramente informativos e por isso são sinalizados como 'impacto_no_repasse = NAO'.
O campo 'base_calculo' informa qual foi o valor base utilizado para o cálculo das taxas e comissão iFood, enquanto o campo 'percentual_taxa' informa qual foi a taxa (de acordo com o percentual de taxas acordadas em contrato) aplicada em cima do valor base. Neste caso, podemos evidenciar que foram realizados os seguintes cálculos:
Comissão do iFood = R$ 13,00 15% = R$ 1,95 Taxa de transação = R$ 13,00 2,6% = R$ 0,34 Taxa de antecipação do plano de repasse = R$ 13,00 * 1,49% = R$ 0,19
Quando há cancelamento, desfazemos todos os lançamentos financeiros atrelados à venda. Para isso, há 2 fatos geradores, Venda e Cancelamento Total, que possuem os mesmos lançamentos porém com valores que se anulam, zerando o valor a ser repassado para a loja por este pedido.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pela venda de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de repasse da venda do pedido é de R$ 165,06.
O valor líquido a ser descontado da loja parceira pelo cancelamento de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Cancelamento Total' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de cobrança pelo cancelamento do pedido é de - R$ 165,06.
Portanto, o valor final de repasse desse pedido é zero.
Assim como acontece no cancelamento sem ressarcimento, toda a venda é desfeita, criando os fatos geradores de Venda e Cancelamento Total que se anulam.
Porém, é gerado um novo lançamento único de Ressarcimento/Indenização, que já desconta comissão e demais taxas, representando o valor de repasse da venda como se ela tivesse sido concluída. Portanto, o valor a ser repassado para a loja por este pedido é positivo.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pela Venda de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de repasse da venda do pedido é de R$ 40,86.
O valor líquido a ser descontado da loja parceira pelo Cancelamento Total de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Cancelamento Total' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de cobrança pelo cancelamento do pedido é de - R$ 40,86.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pelo Ressarcimento/Indenização de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Ressarcimento/Indenização' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de ressarcimento do pedido é de R$ 40,86.
Portanto, o valor final de repasse desse pedido é de R$ 40,86.
Os valores de cancelamentos parciais debitam do valor total líquido a receber por pedido.
Os valores de taxas e comissões cobradas são recalculados proporcionalmente ao valor do cancelamento parcial.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pela Venda de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de repasse da venda do pedido é de R$ 115,70.
O valor líquido a ser descontado da loja parceira pelo Cancelamento Parcial de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Cancelamento Parcial' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de cobrança pelo cancelamento parcial do pedido é de - R$ 84,14.
Portanto, o valor final de repasse desse pedido é de R$ 31,56.
Os pedidos com cancelamento parcial com ressarcimento seguem a mesma base de cálculo dos pedidos sem ressarcimento, porém, diferentemente do cancelamento total, os lançamentos de ressarcimento são demonstrados um a um, por terem base de cálculo diferentes do valor do pedido original.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pela Venda de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de repasse da venda do pedido é de R$ 170,03.
O valor líquido a ser descontado da loja parceira pelo Cancelamento Parcial de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Cancelamento Parcial' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de cobrança pelo cancelamento parcial do pedido é de - R$ 73,09.
O valor líquido a ser repassado para a loja parceira pelo Ressarcimento/Indenização de um pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Ressarcimento/Indenização' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de ressarcimento do pedido é de R$ 73,09.
Portanto, o valor final de repasse desse pedido é de R$ 170,03.
Em vendas com pagamento offline, o valor é recebido diretamente pela loja parceira, sem intermediação do iFood. Isso inclui pagamentos realizados:
Importante: Mesmo não intermediando o pagamento, o iFood aplica taxas e comissões sobre essas vendas, as quais são debitadas do repasse da loja parceira.
Para identificar os pedidos realizados com método de pagamento offline ou utilizando cartões VA/VR é necessário utilizar o campo 'responsavel_transacao = LOJA'.
Se 'responsavel_transacao = LOJA' (Pagamento offline ou VA/VR), significa que o valor desse pedido não será repassado pelo iFood à loja parceira, pois ela receberá diretamente do adquirente.
Se 'responsavel_transacao = IFOOD' (Pagamento online pela plataforma iFood), significa que o valor desse pedido será repassado pelo iFood à loja parceira.
Para estes pedidos, o lançamento de Entrada Financeira (valor pago pelo cliente) possui 'impacto_no_repasse = NAO', uma vez que esse pagamento não foi acolhido pelo iFood e portanto não interfere no cálculo do repasse deste pedido. Exibimos esse lançamento apenas a fim de dar visibilidade para a loja parceira do valor que foi pago pelo cliente.
O valor líquido a ser repassado ou cobrado da loja parceira pela Venda deste pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'.
Neste caso, o valor de cobrança que o iFood necessita realizar da loja referente à venda do pedido é de - R$ 11,04.
Para identificar solicitações de frete iFood, verifique o campo 'descricao_lancamento'. Os valores possíveis são: "Solicitação de Frete (iFood entrega)", "Solicitação de entrega Sob Demanda On" e "Solicitação de entrega Sob Demanda Off". A descrição indica o tipo de serviço de entrega contratado e pode incluir uma taxa de serviço. A solicitação de frete pode ocorrer para pedidos que tiveram o pagamento offline via loja, ou online via iFood. A solicitação é informada como um pedido associado iFood, e a data da solicitação é informada como data de criação do pedido associado. Exemplo com 'responsavel_transacao = IFOOD':
O valor líquido a ser repassado ou cobrado da loja parceira pela Venda deste pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de repasse da venda do pedido é de R$ 256,44.
Exemplo com 'responsavel_transacao = LOJA':
O valor líquido a ser repassado ou cobrado da loja parceira pela Venda deste pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de cobrança que o iFood necessita realizar da loja referente à venda do pedido é de - R$ 12,19.
As taxas que o iFood cobra do cliente final, são sinalizadas com 'tipo_lancamento = Retenção', como por exemplo a 'Taxa de Entrega iFood' e a 'Taxa de serviço iFood cobrada do cliente'.
Esses valores não são cobrados da loja parceira, são apenas retidos pelo iFood do pagamento realizado pelo cliente final, tanto se o pagamento é recebido pelo iFood ('responsavel_transacao = IFOOD') quanto se é recebido pela loja ('responsavel_transacao = LOJA').
Quando a loja é responsável por receber o pagamento do cliente, o iFood realiza o reembolso de um percentual da "Taxa de serviço iFood cobrada do cliente". Esse reembolso é previsto em contrato e tem como objetivo compensar a loja por ter sido a responsável pela transação financeira.
O valor líquido a ser repassado ou cobrado da loja parceira pela Venda deste pedido, é a somatória do campo 'valor' de todas as linhas do arquivo atreladas a este pedido (campo 'pedido_associado_ifood'), que possuem 'fato gerador = Venda' e 'impacto_no_repasse = SIM'. Neste caso, o valor de cobrança pela venda do pedido é de - R$ 8,89.
Valor líquido recebido pela loja parceira. O valor recebido não necessariamente é igual ao valor que era esperado a receber pela loja, por exemplo quando houve efeito de contrato de registro de recebíveis sobre o valor original esperado de repasse.
São os itens que compõem o fechamento do período. Detalha todos os títulos contidos no período, bem como seus status e valores.
É a classificação dos itens de fechamento. As classificações existentes atualmente são: Repasse: Representa o pagamento realizado à loja parceira referente ao valor líquido das vendas realizadas em um determinado período. É gerado quando o saldo financeiro da loja em relação ao iFood é positivo. Boleto: Emitido quando a loja possui um saldo devedor ao iFood, proveniente de um período de apuração com resultado negativo. Esse valor pode ser compensado em futuros repasses da loja ou se emitido um boleto para esta cobrança, através do pagamento do boleto. Renegociada: Indica que uma transação original sofreu alterações em seus termos. Geralmente, ocorre quando há a necessidade de renegociar uma dívida da loja com uma instituição financeira. Nesse caso, o valor original da transação é dividido em duas partes: uma para quitar a dívida ('type: REGISTRO_RECEBIVEIS') e outra para ser repassada à loja ('type: REPASSE'). A transação original, antes da renegociação, é classificada como 'type: RENEGOCIADA'. Registro de recebíveis: Representa a parte do valor de uma venda que é retida para o pagamento de uma dívida da loja parceira com uma instituição financeira. Essa retenção ocorre quando a loja possui um acordo de recebíveis, no qual parte das suas vendas são destinadas ao pagamento de uma dívida.
Valor do título representado em cada item de fechamento.
Data do pagamento efetuado para a loja parceira.
Campos | Descrição |
---|---|
beginDate | Início do período de chamada da API |
endDate | Fim do período de chamada da API |
balance | Valor recebido pela loja parceira |
merchantId | Identificador único da loja na plataforma do iFood |
startDateCalculation | Início do período de apuração |
endDateCalculation | Fim do período de apuração |
closingItems | Itens que compõe o fechamento do período |
id | Id do título |
type | Tipo do item de fechamento |
amount | Valor do título |
status | Status do título |
transactionId | Id da transação |
accountDetails | Informações bancárias |
bankName | Nome do banco |
bankNumber | Número do banco |
branchCode | Código da filial |
accountNumber | Número da conta |
accountDigit | Dígito da conta |
documentNumber | CNPJ da loja |
paymentDate | Data de pagamento |
Nesta seção apresentamos um caso de uso da API de Liquidação.
Considere este exemplo de resposta da API que está representado no payload abaixo.
O que podemos interpretar desta resposta:
Período de apuração: 2024-07-01 à 2024-07-07 Data esperada do repasse: 2024-07-10
Títulos gerados nesta apuração: Título 110825091, valor R$ 84.640,09 Título 110825088, valor R$ 14.082,41 total: R$ 98.722,50
Valor de repasse esperado para a loja parceira: R$ 98.722,50.
Título repassado direta e integralmente para à loja parceira: 110825088, valor R$ 14.082,41.
Título renegociado (sujeito à efeito de contrato de registro de recebíveis): 110825091, valor R$ 84.640,09.
Montante do título renegociado que foi repassado para instituições financeiras, devido à efeito de contrato de registro de recebíveis: R$ 64.653,33.
Montante do título renegociado que foi repassado para à loja parceira: R$ 19.986,76.
Valor de repasse efetuado para a loja parceira: R$ 34.069,17.
{
"beginDate": "2024-07-01",
"endDate": "2024-07-07",
"balance": 34069.17,
"merchantId": "b00ff000-0a0d-0c00-a0c0-b0f00000e000",
"settlements": [
{
"startDateCalculation": "2024-07-01",
"endDateCalculation": "2024-07-07",
"closingItems": [
{
"id": "110825091",
"type": "RENEGOCIADA",
"amount": 84640.09,
"status": "TRANSFER_RENEGOTIATED",
"accountDetails": {},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "110825088",
"type": "REPASSE",
"amount": 14082.41,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "7d05deb7-b12a-4226-b4d6-cd3b0b682ca8",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
}
]
},
{
"startDateCalculation": "2024-07-01",
"endDateCalculation": "2024-07-01",
"closingItems": [
{
"id": "26500250",
"type": "REPASSE",
"amount": 5770.78,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407100000373089271",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500247",
"type": "REGISTRO_RECEBIVEIS",
"amount": 39183.5,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407090000370333877",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500253",
"type": "REPASSE",
"amount": 2235.39,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407100000373089239",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500252",
"type": "REPASSE",
"amount": 7039.42,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407090000370334263",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500248",
"type": "REGISTRO_RECEBIVEIS",
"amount": 25469.83,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407090000370334091",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500255",
"type": "REPASSE",
"amount": 4664.45,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407090000370331133",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
},
{
"id": "26500256",
"type": "REPASSE",
"amount": 276.72,
"status": "SUCCEED",
"transactionId": "202407100000373089298",
"accountDetails": {
"bankName": "BANCO XPTO S.A.",
"bankNumber": "022",
"branchCode": "0001",
"accountNumber": "44416444",
"accountDigit": "4",
"documentNumber": "24222444222444"
},
"paymentDate": "2024-07-10"
}
]
}
]
}