As APIs do iFood permitem que parceiros utilizem diversos recursos da plataforma como gerenciar suas lojas e seus pedidos. O iFood oferece soluções para a operação e gestão das suas vendas como Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, mas a API permite integrar seu PDV/POS ou qualquer outro aplicativo à plataforma iFood.
Como autenticar para ter acesso aos outros módulos da API
Detalhes e configurações das lojas
Receba, confirme e acompanhe seus pedidos
Sob Demanda: solicite entregadores parceiros do iFood para pedidos captados fora da plataforma
Configure o catálogo de produtos das suas lojas
Relatórios Financeiros e Conciliação
Busque e responda a avaliações de pedidos
Separação e ruptura de pedidos
Crie promoções para a sua loja
Envie e atualize itens de seus canais de Groceries
Para utilizar a API e disponibilizar aplicativos, é necessário que o desenvolvedor leia e aceite os Termos de Uso do Usuário da API. E para utilizar os aplicativos, é necessário que o responsável pela loja aceite os Termos de Uso do Usuário de Aplicativos de Terceiros antes de conceder acesso aos seus dados através do aplicativo.
Ao integrar seu aplicativo com as APIs do Ifood é sua responsabilidade garantir o uso correto de nossa plataforma, seguindo as recomendações de boas práticas que resultam em uma melhor experiência com as APIs, garantindo uma integração bem-sucedida com o iFood e evitando sanções em suas contas.
Na identificação de uso indevido das APIs do iFood através dos nossos mecanismos de monitoramento, a Integradora será formalmente notificada via e-mail pelo nosso time de Atendimento, onde será informado o tipo de infração cometida juntamente com as evidências, o prazo para correção e os níveis de bloqueio a serem aplicados caso a infração não seja corrigida dentro do prazo informado.
Orientações Importantes! Mantenha os dados cadastrais da sua conta devidamente atualizados (ex: email, telefone), garantindo que as comunicações sobre as infrações identificadas sejam recebidas e tratadas, evitando surpresas pela Integração na aplicação das sanções.
Nível de Bloqueio | Tipo |
---|---|
Bloqueio Nível I | Bloqueio do aplicativo para inclusão de novos merchants |
Bloqueio Nível II | Bloqueio do aplicativo para consumo das APIS do iFood |
Bloqueio Nível I
Neste nível de bloqueio a integração ficará impedida de solicitar para o seu aplicativo novas autorizações de merchants. Merchants que já fazem uso do PDV, ficarão impossibilitados de autorizar seu aplicativo, caso a sessão expire.
Prazo de correção 30 dias corridos contados a partir da data de envio do comunicado
Bloqueio Nível II Neste nível de bloqueio o aplicativo será bloqueado para consumo das APIs do iFood, ou seja, nenhum merchant integrado ao seu PDV conseguirá utilizar a integração com o iFood.
Prazo de correção 20 dias corridos contados a partir da data de aplicação do Bloqueio Nível I
Nota: O iFood se reserva ao direito de definir/atualizar o prazo de resolução das infrações cometidas pelo integrador. Esse prazo será estipulado e comunicado formalmente ao integrador.
Comunicado ao Merchants: Para o bloqueio nível II, todos os merchants vinculados ao seu aplicativo serão notificados 10 dias antes da aplicação do bloqueio, onde informaremos o motivo do bloqueio e os possíveis impactos na operação.
Os endpoints listados abaixo terão um monitoramento mais rigoroso, levando a aplicação de sanções na identificação de uso abusivo, refletindo inclusive nos requisitos de elegibilidade do Programa de Super Integradoras.
Endpoint | Limites |
---|---|
/orders/{id} | Taxa máxima de erro <= 2% |
/orders/{id}/confirm | Taxa máxima de erro <= 2% |
/orders/{id}/requestCancellation | Taxa máxima de erro <= 2% |
/events:polling | Taxa máxima de erro <= 1% |
/merchants/{merchantId}/status | Taxa máxima de erro <= 1% |
/merchants/{merchantId} | Taxa máxima de erro <= 2% |
/merchants | Taxa máxima de erro <= 2% |
/merchants/{merchantId}/interruptions | Taxa máxima de erro <= 2% |
/events/acknowledgment | Taxa mínima de ack >= 95% |
Atenção! Para o cálculo da taxa de erro utilizaremos os seguintes critérios:
As integrações que excederem esse limite estarão sujeitas a aplicação dos bloqueios
Tipos de Infrações As infrações aqui descritas estão sujeitas a alteração ou inclusão de novos tipos a qualquer momento e sem comunicação prévia.
Para desbloqueio do seu aplicativo será necessário acionar nosso time de Atendimento através do próprio comunicado enviado, informando que as infrações foram solucionadas e a data da correção.
Ao receber a solicitação de desbloqueio, nossa equipe avaliará se as infrações foram efetivamente corrigidas. Caso haja a confirmação, uma comunicação formal será enviada e seu aplicativo será desbloqueado. Em caso negativo, as sanções de mantém, assim como o prazo inicial para correção.