Introdução
As APIs do iFood permitem que parceiros utilizem diversos recursos da plataforma como gerenciar suas lojas e seus pedidos. O iFood oferece soluções para a operação e gestão das suas vendas como Gestor de Pedidos e Portal do Parceiro, mas a API permite integrar seu PDV/POS ou qualquer outro aplicativo à plataforma iFood.Bloqueio de Aplicações
Ao integrar seu aplicativo com as APIs do Ifood é sua responsabilidade garantir o uso correto de nossa plataforma, seguindo as recomendações de boas práticas que resultam em uma melhor experiência com as APIs, garantindo uma integração bem-sucedida com o iFood e evitando sanções em suas contas.Na identificação de uso indevido das APIs do iFood através dos nossos mecanismos de monitoramento, a Integradora será formalmente notificada via e-mail pelo nosso time de Atendimento, onde será informado o tipo de infração cometida juntamente com as evidências, o prazo para correção e os níveis de bloqueio a serem aplicados caso a infração não seja corrigida dentro do prazo informado.Orientações Importantes!
Mantenha os dados cadastrais da sua conta devidamente atualizados (ex: email, telefone), garantindo que as comunicações sobre as infrações identificadas sejam recebidas e tratadas, evitando surpresas pela Integração na aplicação das sanções.
Tipos de bloqueios
Nível de Bloqueio | Tipo |
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Bloqueio Nível I | Bloqueio do aplicativo para inclusão de novos merchants |
Bloqueio Nível II | Bloqueio do aplicativo para consumo das APIS do iFood |
Bloqueio Nível INeste nível de bloqueio a integração ficará impedida de solicitar para o seu aplicativo novas autorizações de merchants. Merchants que já fazem uso do PDV, ficarão impossibilitados de autorizar seu aplicativo, caso a sessão expire.Prazo de correção
30 dias corridos contados a partir da data de envio do comunicadoBloqueio Nível II
Neste nível de bloqueio o aplicativo será bloqueado para consumo das APIs do iFood, ou seja, nenhum merchant integrado ao seu PDV conseguirá utilizar a integração com o iFood.Prazo de correção
20 dias corridos contados a partir da data de aplicação do Bloqueio Nível INota:
O iFood se reserva ao direito de definir/atualizar o prazo de resolução das infrações cometidas pelo integrador. Esse prazo será estipulado e comunicado formalmente ao integrador.
Comunicado ao Merchants:
Para o bloqueio nível II, todos os merchants vinculados ao seu aplicativo serão notificados 10 dias antes da aplicação do bloqueio, onde informaremos o motivo do bloqueio e os possíveis impactos na operação.
Tipos de Infrações
- Não enviar ack para os eventos de polling
- Enviar requisições com formato inválido (Erro 400)
- Consultar detalhes de pedidos inexistentes (Erro 404)
- Consultar Merchants não autorizados (Erro 403)
- Fazer polling com intervalo menor que 30 segundos
- Consultar mais de 10 vezes o mesmo pedido
- Exceder o máximo de requisições que um único aplicativo pode fazer em um determinado período de tempo (Rate Limit)
- Expor indevidamente credenciais na url
Os endpoints listados abaixo terão um monitoramento mais rigoroso, levando a aplicação de sanções na identificação de uso abusivo, refletindo inclusive nos requisitos de elegibilidade do Programa de Super Integradoras.Endpoint | Limites |
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/orders/{id} | Taxa máxima de erro <= 2% |
/orders/{id}/confirm | Taxa máxima de erro <= 2% |
/orders/{id}/requestCancellation | Taxa máxima de erro <= 2% |
/events:polling | Taxa máxima de erro <= 1% |
/merchants/{merchantId}/status | Taxa máxima de erro <= 1% |
/merchants/{merchantId} | Taxa máxima de erro <= 2% |
/merchants | Taxa máxima de erro <= 2% |
/merchants/{merchantId}/interruptions | Taxa máxima de erro <= 2% |
/events/acknowledgment | Taxa mínima de ack >= 95% |
Atenção!
Para o cálculo da taxa de erro utilizaremos os seguintes critérios:- Período avaliado será referente as últimas 24 horas
- Cálculo da taxa de erro por endpoint: Quantidade de requests com erro/Quantidade de requests total do aplicativo
- Para o endpoint de /events/acknowledgment a regra aplicada será: Quantidade de ack enviado / Quantidade de Polling
As integrações que excederem esse limite estarão sujeitas a aplicação dos bloqueios Tipos de Infrações
As infrações aqui descritas estão sujeitas a alteração ou inclusão de novos tipos a qualquer momento e sem comunicação prévia.
Como solicitar o desbloqueio do meu aplicativo?
Para desbloqueio do seu aplicativo será necessário acionar nosso time de Atendimento através do próprio comunicado enviado, informando que as infrações foram solucionadas e a data da correção.Ao receber a solicitação de desbloqueio, nossa equipe avaliará se as infrações foram efetivamente corrigidas. Caso haja a confirmação, uma comunicação formal será enviada e seu aplicativo será desbloqueado. Em caso negativo, as sanções de mantém, assim como o prazo inicial para correção.