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Introdução

Além de poder receber seu pedido em casa, o usuário pode escolher fazer o pedido pelo iFood e retirá-lo no restaurante. A retirada pode ser feita no balcão, drive-thru ou até mesmo em uma vaga especial.

Conheça todos os detalhes sobre esse recurso no Portal do Parceiro.

Como habilitar o Pra Retirar? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e em seguida clique no menu "Serviços". Lá você encontrará todas as instruções necessárias.

Integração

Pedidos "Pra Retirar" exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.

Como identificar um pedido "Pra retirar"

Para esses pedidos, o campo orderType do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "TAKEOUT".

Não trate um pedido "Pra Retirar" como um pedido "Delivery" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "DELIVERY", seu aplicativo não deve despachar um pedido "Pra Retirar".

O que muda nos detalhes do pedido?

Além do campo orderType mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "takeout" contendo as seguintes informações:

  • mode
  • takeoutDateTime

mode Especifica onde o cliente fará a retirada do pedido.

  • DEFAULT - Quando o cliente retira o pedido no balcão.
  • PICKUP_AREA - cliente aguardará o recebimento do pedido em uma vaga especial no estabelecimento (estacionamento / drive-thru)

takeoutDateTime Horário previsto para a retirada do pedido.

Ex:

"takeout": {
  "mode": "DEFAULT / PICKUP_AREA:",
  "takeoutDateTime": "2020-01-01T00:00:00.000Z"
}

O que muda no ciclo de vida do pedido?

Pedido Pronto pra Retirar

É essencial que você disponibilize um botão para que o usuário do seu aplicativo possa informar que o "Pedido está pronto pra retirar".

Diferentemente de um pedido delivery que seu aplicativo deve enviar o a request de /events/{id}/dispatch, nos pedidos "Pra retirar" você deve enviar a request /events/{id}/readyToPickup para notificar o cliente que o pedido está pronto para ser retirado.

Quando essa request é enviada o cliente recebe uma notificação no aplicativo informando que o pedido está pronto.

Vaga especial para retirar o pedido

Quando o cliente escolhe retirar o pedido em uma vaga especial, ao receber a notificação de que o pedido está pronto ele deve ir até a loja. Assim que ele estacionar na vaga especial, ele poderá informar o número da vaga.

Configuração de Vaga Especial O uso de vaga especial para entrega do pedido é opcional e os nomes ou números das vagas devem ser informados nas configurações da loja.

Assim que o usuário informa a vaga, você receberá no próximo polling o evento PICKUP_AREA_ASSIGNED e no campo PICKUP_AREA_CODE você terá o número da vaga.

Esse deve ser o número informado na tela do seu aplicativo para que o atendente possa localizar o cliente e levar o pedido até ele.

Exemplo:

{
  "id": "d585214c-b95a-4c4d-9d05-16f7d8f99999",
  "code": "PAA",
  "fullCode": "PICKUP_AREA_ASSIGNED",
  "orderId": "169e6c99-93e9-43b2-981a-498817088888",
  "createdAt": "2020-01-01T00:00:00.000Z",
  "metaData": {
    "PICKUP_AREA_CODE": "1",
    "PICKUP_AREA_TYPE": "NUMBER"
  }
}

Dúvidas Comuns

Como testar pedidos "Pra Retirar"?

Para testar pedidos na mesa, você precisa habilitar o "Pra Retirar" para a sua loja de teste.

Outras dúvidas

No FAQ do Portal do Parceiro você encontra as principais dúvidas relacionadas ao Pra Retirar.

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