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Introdução

O agendamento de pedidos permite que o cliente escolha o melhor horário para receber o seu pedido. Além de oferecer essa facilidade para o cliente, a loja pode também otimizar a sua operação gerenciando melhor a demanda em horários de picos por exemplo e também planejando melhor sua linha de produção.

Conheça todos os detalhes sobre esse recurso na página oficial: https://agendamento.ifood.com.br/

Como habilitar o Agendamento de Pedidos? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e abra um chamado solicitando a configuração do agendamento. Você pode definir as janelas de horário que deseja disponibilizar.

Pedidos agendados exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.

Para esses pedidos, o campo orderTiming do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "SCHEDULED".

Não trate um pedido "SCHEDULED" como um pedido "IMMEDIATE" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "IMMEDIATE", você só deve enviar/entregar o pedido no horário escolhido pelo cliente.

Tipos de Pedidos que permitem Agendamento Todos os tipos de pedidos (DELIVERY, TAKEOUT e INDOOR) permitem agendamento.

Além do campo orderTiming mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "scheduled" contendo as informações específicas sobre o horário agendado pelo cliente:

  • deliveryDateTimeStart - início da janela de horário do agendamento.
  • deliveryDateTimeEnd - fim da janela de horário do agendamento.

Além das informações do horário, nos detalhes do pedido você encontrará campos específicos de acordo com a entrega/retirada do pedido:

orterTypecampodescrição
DELIVERYdeliveryinformações sobre hora e local de entrega incluindo endereço do cliente
TAKEOUTtakeoutinformações sobre a retirada do pedido
INDOORindoorinformações sobre retirada do pedido no balcão ou entrega na mesa do cliente

Ex:

"schedule": {
  "deliveryDateTimeStart": "2020-01-01T00:20:00.000Z",
  "deliveryDateTimeEnd": "2020-01-01T01:20:00.000Z"
}

Horário de Preparo ou Separação do Pedido

É essencial que você verifique o horário agendado e prepare o pedido somente próximo desse horário.

Envio do Pedido antes do Horário Agendado Se o pedido for enviado imediatamente ou em qualquer horário antes do agendado ele será recusado pelo cliente o que além de prejudicar a taxa de cancelamento pode causar prejuízo financeiro para a loja.

preparationStartDateTime O campo preparationStartDateTime já calcula o horário recomendado para início do preparo do pedido. Ele é calculado com base configuração do tempo médio de entrega no cadastro da loja.

Despachar ou avisar que o pedido está pronto

Depois que o pedido estiver pronto, respeitando o preparationStartDateTime você deve despachar (delivery) ou avisar que o pedido está pronto (takeout e indoor).

O pedido agendado pode ser confirmado a partir do momento em que o seu aplicativo o recebe, mas deve-se respeitar o horário recomendado para preparar e entregar o pedido.

A confirmação pode ser enviada até 8 minutos após o preparationStartDateTime. Passado 8 minutos do entendemos que o pedido não está sendo preparado a tempo de ser entregue no horário agendado e o pedido é cancelado automaticamente.

preparationStartDateTime = deliveryDateTimeStart - DeliveryTime (configuração da loja)

Exemplo:
Um pedido entrou às 17:00 e foi agendado para as 20:00. O tempo de entrega médio da loja é de 40 minutos.

O preparationStartDateTime será: 19:20:00 (já que o restaurante precisa de 40 minutos para entregar esse pedido).

Nesse caso, esse pedido deve ser confirmado até as 19:28:00. Caso contrário, o pedido será cancelado.

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