logo
logo

Introdução

Na mesa é uma nova opção de fazer pedidos pelo iFood. Com o Na Mesa, o cliente pode fazer um pedido pelo aplicativo e consumi-lo dentro do estabelecimento.

O cliente pode escolher entre 2 opções:

  • Receber o Pedido na Mesa - o garçom entrega o pedido direto na mesa (cada mesa possui um QR Code específico)
  • Retirar o Pedido no Balcão - o cliente lê o QR code no balcão e retira o pedido assim que ele fica pronto.

Acesse a página oficial para conhecer todos os detalhes: www.namesa.ifood.com.br

Como habilitar o Na Mesa? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e em seguida clique no menu "Serviços". Lá você encontrará todas as instruções necessárias.

Como gerar QR Codes das mesas? Ao ativar o "Na Mesa" você terá acesso à página de geração dos qrcodes no o Portal do Parceiro.

Catálogos diferentes O catálogo do "Na Mesa" é diferente do catálogo para delivery. Quando o "Na Mesa" é habilitado para uma loja, automaticamente é criado um novo catálogo. Isso permite por exemplo que você consiga trabalhar m produtos ou pratos diferentes e preços diferentes do delivery.

Pedidos "Na Mesa" exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.

Para esses pedidos, o campo orderType do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "INDOOR".

Não trate um pedido "Na Mesa" como um pedido "Delivery" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "DELIVERY", seu aplicativo não deve despachar um pedido "Na Mesa".

Além do campo orderType mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "indoor" contendo as seguintes informações:

  • mode
  • table
  • deliveryDateTime

mode Especifica onde o cliente fará o pedido.

  • DEFAULT - Para os pedidos que o cliente deve retirar no Balcão.
  • TABLE - Para os pedidos que devem ser entregues na mesa.

table Nome ou número da mesa do cliente. Esse campo é opcional e só será preenchido quando o mode = TABLE.

deliveryDateTime Horário previsto para a entrega do pedido.

Ex:

"indoor": {
  "mode": "DEFAULT / TABLE:",
  "table": "01",
  "deliveryDateTime": "2020-01-01T00:00:00.000Z"
}

Pedido Pronto pra Retirar

É essencial que você disponibilize um botão para que a loja possa informar que o "pedido está pronto".

Diferentemente de um pedido delivery que seu aplicativo deve enviar o a request de /events/{id}/dispatch, nos pedidos "Na mesa" você deve enviar a request /events/{id}/readyToPickup para notificar o cliente que o pedido está pronto.

Quando essa request é enviada o cliente recebe uma notificação no aplicativo informando que o pedido está pronto.

Para testar pedidos na mesa, você precisa habilitar o "Na Mesa" para a sua loja de teste e depois gerar um QR Code e fazer pedidos no aplicativo.

Na página oficial você encontra as principais dúvidas relacionadas ao "Na Mesa": www.namesa.ifood.com.br

Outros conteúdos que podem ser do seu interesse: