logo
logo

Introdução

Na mesa é uma nova opção de fazer pedidos pelo iFood. Com o Na Mesa, o cliente pode fazer um pedido pelo aplicativo e consumi-lo dentro do estabelecimento.

O cliente pode escolher entre 2 opções:

  • Receber o Pedido na Mesa - o garçom entrega o pedido direto na mesa (cada mesa possui um QR Code específico)
  • Retirar o Pedido no Balcão - o cliente lê o QR code no balcão e retira o pedido assim que ele fica pronto.

Acesse a página oficial para conhecer todos os detalhes: www.namesa.ifood.com.br

Como habilitar o Na Mesa? Para habilitar esse recurso para a sua loja, acesse o Portal do Parceiro e em seguida clique no menu "Serviços". Lá você encontrará todas as instruções necessárias.

Como gerar QR Codes das mesas? Ao ativar o "Na Mesa" você terá acesso à página de geração dos qrcodes no o Portal do Parceiro.

Catálogos diferentes O catálogo do "Na Mesa" é diferente do catálogo para delivery. Quando o "Na Mesa" é habilitado para uma loja, automaticamente é criado um novo catálogo. Isso permite por exemplo que você consiga trabalhar m produtos ou pratos diferentes e preços diferentes do delivery.

Integração

Pedidos "Na Mesa" exigem um comportamento específico do seu aplicativo e dos usuários dele. Seguem as orientações necessárias para homologar essa funcionalidade no seu aplicativo.

Como identificar um pedido "Na mesa"

Para esses pedidos, o campo orderType do detalhe do pedido virá preenchido com o valor "INDOOR".

Não trate um pedido "Na Mesa" como um pedido "Delivery" É importante que você diferencie esse tipo de pedido, pois diferente de um pedido "DELIVERY", seu aplicativo não deve despachar um pedido "Na Mesa".

O que muda nos detalhes do pedido?

Além do campo orderType mencionado acima, nesses pedidos temos o grupo "indoor" contendo as seguintes informações:

  • mode
  • table
  • deliveryDateTime

mode Especifica onde o cliente fará o pedido.

  • DEFAULT - Para os pedidos que o cliente deve retirar no Balcão.
  • TABLE - Para os pedidos que devem ser entregues na mesa.

table Nome ou número da mesa do cliente. Esse campo é opcional e só será preenchido quando o mode = TABLE.

deliveryDateTime Horário previsto para a entrega do pedido.

Ex:

"indoor": {
  "mode": "DEFAULT / TABLE:",
  "table": "01",
  "deliveryDateTime": "2020-01-01T00:00:00.000Z"
}

O que muda no ciclo de vida do pedido?

Pedido Pronto pra Retirar

É essencial que você disponibilize um botão para que a loja possa informar que o "pedido está pronto".

Diferentemente de um pedido delivery que seu aplicativo deve enviar o a request de /events/{id}/dispatch, nos pedidos "Na mesa" você deve enviar a request /events/{id}/readyToPickup para notificar o cliente que o pedido está pronto.

Quando essa request é enviada o cliente recebe uma notificação no aplicativo informando que o pedido está pronto.

Dúvidas Comuns

Como testar pedidos "Na Mesa"?

Para testar pedidos na mesa, você precisa habilitar o "Na Mesa" para a sua loja de teste e depois gerar um QR Code e fazer pedidos no aplicativo.

Outras dúvidas

Na página oficial você encontra as principais dúvidas relacionadas ao "Na Mesa": www.namesa.ifood.com.br

Outros conteúdos que podem ser do seu interesse: